O Dispositivo Intrauterino, também chamado de DIU, é um dos métodos contraceptivos mais conhecidos e requeridos pelas pacientes e médicos ginecologistas, por conta de sua tecnologia e inovação.
Este é um método contraceptivo intrauterino reversível de longa duração que tem como principal função impedir a fecundação de óvulos pelo espermatozóide através de diversos mecanismos.
O DIU também pode ser usado por mulheres que apresentam contraindicação aos métodos hormonais de maneira geral ou ao uso de hormônios sistêmicos.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops! Parece que houve um erro!
Tente novamente mais tarde.
O DIU é indicado para a parcela de mulheres que quer evitar uma gravidez indesejada para o momento e não quer ou não pode utilizar as pílulas anticoncepcionais, por conta de hábitos, efeitos colaterais ou contraindicações específicas.
Ele é um método interessante pela praticidade e modernidade que oferece, pois atua de maneira segura e local (útero), evitando assim maior índice de falha por esquecimento do método contraceptivo, resultando em melhor aderência e comodidade para a paciente.
Apesar da mulher poder retirar quando quiser o DIU, dependendo do tipo escolhido, pode durar em torno de 5 à 10 anos.
Existem dois principais tipos de DIU:
Rua Peixoto Gomide, 515.
Conjunto 101/102 • Jardim Paulista, São Paulo - SP
Sim. Ele pode ser utilizado por mulheres sem filhos. Entretanto, assim como acontece no uso de outros métodos contraceptivos, é necessário passar por uma consulta com um ginecologista para receber todas as orientações e informações para melhor se adaptar a cada paciente. Importante ressaltar que ele também não causa problemas de fertilidade.
Não. A principal forma de atuação do DIU é impedir uma gravidez ao impossibilitar a fecundação do óvulo com o espermatozóide.
Depende. Para responder a esta pergunta, temos que avaliar os tipos de DIU disponíveis. O DIU de cobre pode aumentar a intensidade e a duração do fluxo menstrual, além de causar mais cólicas.
Já o DIU com presença de hormônios pode diminuir bastante o fluxo menstrual, em alguns casos levando até a interrupção do fluxo, dependendo da paciente. Lembrando que os sangramentos de escape podem ocorrer nas usuárias de DIU com presença de hormônios.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.